sábado, 26 de maio de 2018

MULHER SOFRE! | Andar de saltos nas ruas

Olá maltinha, espero que estejam bem. O conteúdo do blog está um pouco estranho estes dias, mas bem,  estou a passar uma fase em que me apetece falar mais de coisas mais pessoais e que podem ser problemas que outras passam ou sugestões que toda a gente pode aproveitar.

E por isso hoje vamos ter um segmento chamado Mulher Sofre!


saltos altos

Nós, as mulheres, sofremos de várias formas que os homens não sofrem - é um facto. Não querendo dizer que o homem não sofre - há coisas por que eu passo que imagino que sejam más também para os homens...de outra forma. Mas nós temos desafios muito particulares, como andar de saltos altos na rua.

Pessoalmente, eu sempre tive péssima visão e equilíbrio, e por isso sempre fui dada a quedas - pelo menos até ao meu 9º ano posso garantir que rasgava pelo menos 1 par de calças por mês. Sempre me mantive afastada de saltos mais altos que 1/2 cm, e quando comecei a arriscar foi sempre em cunhas.

O ano passado recebi as botas sandálias dos meus sonhos através de uma parceria...mas tinham um salto de 10 cm. Em setembro, quando isto aconteceu, eu andava no ginásio há dois meses e pouco, tinha má postura e pouca força nas pernas. Consehuia aguentar-me precariamente em superfícies planas - casa, shopping, por exemplo, mas as coitadas acabaram por ser pouco usadas.

Esta semana calcei estes sapatos, e tirando as curvas, dentro de casa estava a andar perfeitamente bem - afinal de contas já consigo suspender o meu joelho no ar uns segundos, embora ainda não consiga jogar "à macaca".

No dia a seguir fui sair com eles calçados e foi absolutamente penoso. Na zona em que eu vivo é quase tudo tipo "cenário inclinado" e apesar de custar imenso, é bem mais fácil subir do que descer. Os passeios são todos de mini-paralelo, exceto onde há Calçada Portuguesa - Graças a Deus! que ao menos essa é relativamente lisa - o alcatrão é irregular e tudo tem buracos. Andar na rua, em geral, é um pouco como jogar ao caminho minado.

Sabem lá vocês quantas vezes eu já quase torci o pé - a usar sapatilhas! - na minha zona por causa dos buracos no chão - seja passeio ou estrada. Eu sei que a minha mãe já teve quedas aparatosas por causa disso. Acredito que ate os homens e as crianças tenham acidentes naqueles buracos. 

E depois ainda há as rampas para carrinhos e cadeiras de rodas - que devem ser feitas sim...corretamente - e que nalguns sítios são super íngremes e coincidem com esquinas. Enfim...
 
Eu adoro a minha cidade sim, porque há animação, há inclusão e definitivamente segurança nos outros sentidos, mas  ainda adorava mais se os passeios fossem todos de Calçada Portuguesa, que assim nem tinha de passar muito pela estrada. Mas aqui, como acredito que em muitas partes do país, Mulher Sofre!

Os meus conselhos, se alguém os quiser: Olhos bem abertos, costas direitas, passadas grandes, abdominais ativados e colocar o peso na frente dos pés - embora cair para trás possa ser, em teoria, menos perigoso - se não partirem o pescoço, isto é.

E se tudo falhar, caíam o mais graciosamente que conseguirem, e se não se esqueçam de proteger a face - mesmo que tenham de sacrificar os braços ou pernas!

xoxo

18 comentários:

  1. Saltos é uma coisa que adoro mas, nem sempre ando, pois desde que fiquei viciada nos ténis não quero outra coisa
    mas é bom saber que já consegues
    Beijinhos
    Novo post (Nova Review?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. As mulheres, realmente, sofrem de várias formas que os homens não sofrem, no entanto andar de saltos não acho que se inclua numa dessas formas. Até porque só anda de saltos quem quer! Se não é prático, confortável ou se causa tanta dor de cabeça é só não usar, afinal somos livres de calçarmos o que quisermos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Not really. Há literalmente situações em é tido como obrigatório. E nem era esse o assunto. O problema é que andar na rua traz sempre o risco de torcer o pé adocicado

      xoxo

      Eliminar
  3. não me aventuro com saltos por isso mesmo, apesar de alguns serem lindos não me aguento neles :P os mais altos que tenho devem ser umas plataformas com uns 6cm xD
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. plataformas com 6 cm...depende do salto em si =P eu fui aprendendo a aguentar-me, especialmente com o trabalho de ginásio...mas é bem mais simples em linha reta e piso plano =P

      xoxo

      Eliminar
  4. obrigada pelo comentário <3
    é por isso que ando mais de rasos :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu ando quase sempre de rasos...e mesmo assim o pavimento irregular é um problema, que era basicamente o que eu queria explicar com este desabafo =P

      xoxo

      Eliminar
  5. Boa, boa :D

    Entendo-te bem! Aliás, creio que a calçada portuguesa acaba por ser difícil para todo o género de sapatos! Então de sapatilhas e a chover.... Cruzes!

    NEW BRANDING POST | GAMILA SECRET: THE BRAND THAT YOU WILL LOVE TO MEET! :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu pessoalmente ADORO a calçada portuguesa, para os saltos ainda é o menos mau...só não gosto com sapatos clássicos porque escorrega...para mim o pior mesmo é a inclinação das ruas e os buracos!

      xoxo

      Eliminar
  6. Não é fácil andar de salto alto, muito menos pela calçada portuguesa!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. estranho, para mim é o menos mau...as pedras irregulares e o alcatrão são bem piores! mas eu também quase não uso saltos em tempo de chuva...

      xoxo

      Eliminar
  7. Olá
    Eu normalmente uso salto médio, os saltos altos só para usar em alguns locais em que sei que vou andar pouco. A minha tia caiu num desses buracos e partiu a mão toda, mas a câmara municipal teve que a indemnizar!! Por isso já te estou a dar um conselho útil caso caias reclama junto da câmara e arranja testemunhas.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso não seria dificil...raramente ando sozinha, muito menos de saltos =P mas espero que a tua tia tenha recuperado...

      eu não sei o que é médio e alto para ti...estes de 10cm são mais altos que tenho, de resto saltos mesmo são só de 4cm ou menos =P

      agora, cair num buraco cai-se com qualquer calçado, e quem tem de escolher entre andar na rua com boa postura ou estar atento ao chão armadilhado corre mais riscos que os outros...

      xoxo

      Eliminar
  8. Com muita pena minha eu ja desisti dos saltos. Tenho pena porque fazem uma mulher mais esguia e elegante mas primeiro a minha segurança, sim porque as vezes que tentei usar saltos quase que me desmontava toda, cheguei a dar com cada queda que ainda hoje estou para saber como é que nunca parti nenhuma perna!
    Por isso agora nem quero saber, ha sapatos e sapatilhas bem giras e não estou para andar a sofrer!

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, eu entendo e acho que fazes bem, se a tua vida assim o permite =)

      eu infelizmente ando todos os dias no caminho minado, quer seja com saltos ou rasos...e o facto de nunca ter partido nada na vida é um milagre e uma benção que eu não conseguiria andar de muletas...

      mas eu nem imagino aquelas pessoas cuja farda exige saltos e que tenham de correr para apanhar transportes...medo!!!

      xoxo

      Eliminar
  9. Sim nós mulheres sofremos e muito com os saltos altos e eu que o diga, para mim só saltos médios e ainda assim.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois...eu não sei bem o que são saltos médios, mas qualquer coisa que tenha mais de 5cm e não seja de cunha é um problema...em terreno acidentado até ténis podem ser problemáticos!!!

      xoxo

      Eliminar