quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

OPINIÃO LITERÁRIA | Ligeiramente Indecente de Mary Balogh

Olá maltinha! Espero que estejam bem, especialmente porque estamos a chegar aos dias de festa e de descanso! O post de hoje é para as bookworms aqui do cantinho, porque vos venho falar de um livro.

Eu não renho falado muito das minhas leituras, mas não por ter deixado ler. O meu problema é que leio muito em inglês e livros que não estão facilmente acessíveis, e por isso acabo por não escrever sobre eles.

Desta vez no entanto quero falar do livro que recebi no meu aniversário e que li de imediato: Ligeiramente Indecente, de Mary Balogh.


Ligeiramente Indecente é o sexto livro da Bedwyn  Saga, que eu adoro e sigo desde o primeiro livro. Passa-se em Inglaterra no tempo das Guerras Napoleónicas e segue um grupo de irmãos e irmãs rebeldes enquanto estes se vão apaixonando e constituindo as suas próprias famílias.

Este livro é a história de Alleyne, o irmão mais novo do sexo masculino, e de Rachel York, uma rapariga de boa educação e estatuto, mas que se encontra numa situação muito fora do usual. Alleyne estava ao serviço  do embaixador inglês durante a Batalha de Waterloo e foi ferido em serviço, perdendo a memória. Rachel salva-lhe a vida, e os caminhos dos dois ficam irremediavelmente emaranhados.

Eu gostei do livro.  Gosto de ler este tipo de romance histórico que tem  um tom relativamente leve, pouco erotismo...é uma lufada de ar fresco no panorama da literatura atual. No entanto, e apesar de ter ficado pregada à história, fiquei um pouco desiludida com os personagens.

Alleyne era o meu preferido dos irmãos Bedwyn, por ser provocador, travesso, irónico. Neste livro perde-se um pouco isso, tal como se perde a interação entre os irmãos, sendo que estão ausentes da maior parte da história.
Rachel, por seu lado, é um bocado 'donzela indefesa' demais, sobretudo depois de ler as histórias de Freyja e Morgan, que são ambas tão ousadas.

Acho que possivelmente tinha expetativas demasiado altas, mas gostei de qualquer modo do livro. Continuo a recomendar vivamente a saga e a querer os livros que me faltam.

xoxo

3 comentários:

  1. Uh, deixaste-me curiosa na mesma! Tenho de começar a acompanhar a autora! :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Eu agora comecei a ler o da Freyja, que é o único (dos que estão publicados em Portugal) que me faltava ler :)

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar