quarta-feira, 4 de maio de 2016

LEITURA RECOMENDADA | The Glittering Court de Richelle Mead

Olá maltinha, espero que estejam bem. Hoje quero variar um pouco, por isso vou falar-vos de um livro que li recentemente e de que gostei bastante.

Chama-se The Glittering Court, e é o primeiro livro da série com o mesmo nome, a mais recente de Richelle Mead, autora de Vampire Academy.


Primeiro que  tudo, há que dizer que eu adoro esta capa, porque tem algo de lindo mas selvagem, que tem tudo  a ver com a história em si.
Falando na história, ela passa-se num mundo criado pela autora, que não tem nada a ver com o nosso mundo  atual, mas também não é necessariamente  do plano do fantástico - é simplesmente o mundo da história.
Neste mundo, a nossa protagonista é Elizabeth Witmore, uma jovem condessa falida e sem pais, cuja avó quer empurrar para um casamento infeliz de modo a salvar o seu prestigio social. Desesperada, ela deixa o seu mundo para trás e toma o lugar de outra pessoa no The Glittering Court, uma instituição que educa raparigas desfavorecidas para que se casem com himens abastados no Novo Mundo, as colónias de Osfrid, o Reino onde tudo isto se passa.
Infelizmente para Elizabeth, a sua personalidade forte e a sua proximidade com o seu recrutador - o único que sabe o seu segredo - dificultam-lhe a tarefa de 'desaparecer' neste novo mundo, e logo se vê alvo de atenções indesejadas, que alteram drasticamente o seu plano.

Eu fiquei viciada neste livro desde o início. Adoro a Elizabeth, porque apesar de ser aristocrata não é fraca nem cheia de manias, e mostra uma enorme capacidade de adaptação ao longo do livro.
Gostei muito dos outros personagens e das suas interações com a Elizabeth, sobretudo as várias personagens femininas, que todas elas são bastante fortes, o que nem sempre é fácil de encontrar em literatura juvenil. Também gostei da diversidade tanto de aspeto, como étnias e personalidades que Mead criou.
O mundo em si é fascinante, tanto aquele mais restrito, em que Elizabeth participa como o mais geral, que encompassa as dinâmicas entre Osfrid, as várias comunidades que nela vivem, e as várias colónias. Não sei se é essa a intenção, mas acaba por tocar em temas com conflitos raciais e religiosos, o que é bastante interessante.
Finalmente, no que toca ao rumo  que Elizabeth leva na história, eu devo dizer que me senti um bocado a ler vários livros diferentes, porque ela passa por várias fases e situações bastante marcantes num curto espaço de tempo e páginas. No entanto, a progressão dos acontecimentos parece natural e lógica, por isso  tudo flui bem.
O final do livro é um  daqueles em que acontece muita coisa e fica igualmente muita por desvendar, mas sendo que esta é pelo menos uma trilogia, estou confiante que tudo será desvendado com tempo. Estou no entanto curiosa para saber que rumo  a autora vai dar às sequelas.

Concluindo - recomendo e tenciono continuar a ler!

You can read this review in English HERE.

xoxo

5 comentários:

  1. Parece-me o tipo de livro que também devoraria num instante!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia mas adorei a história e tenho mesmo que ler! xD

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  3. Não conheço mas pareceu-me ser interessante!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar