segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Leitura Obrigatória: "Last Train To Istanbul' de Ayşe Kulin

Oláá! Hoje aproveitei para tentar reavivar a corzita da minha cara pros meus anos...foi um belo dia de praia, pena que provavelmente tenha sido o último dia...Mas pronto, acaba a praia fica mais tempo pra ler, e ainda bem, que tenho imensos ebooks na fila, como o de que vos vou falar hoje.
"Last Train To Istanbul" é, ao que parece, um romance histórico de uma das mais importantes escritoras turcas contemporâneas, Ayşe Kulin. Pelo que eu percebi da minha curta pesquisa, ele não é novo, mas deve estar a ser reeditado ou repromovido, por alguma razão, e por isso apareceu no Netgalley e eu decidi ler, por que me interesso alguma coisa por culturas diferentes, como devem saber, e pelo periodo que o livro retrata.

A obra, baseada em relatos de experiências reais, conta um pouco da vida dos turcos durante a Segunda Guerra Mundial, focando-se numa família em particular, e depois dai partindo para histórias de diplomatas e de turcos e outros Judeus que viviam em àreas ocupadas.
A família em foco é a das irmãs Sabiha e Selva, filhas de um importante antigo militar de Instanbul. Sabiha é casada com um diplomata, e vive em Ankara, mas a sua irmã foi forçada a fugir para França por causa do seu casamento com um Judeu, que não aceite entre os Muçulmanos, nomeadamente o seu pai. Através das experiências de Selva vamos sabendo dos horrores que passavam os Judeus em França depois de o Pais se ter rendido aos Alemães, através de Sabiha e do marido Macit, vamos sabendo mais sobre a sociedade turca e sobre as dificuldades por que o país passou para manter a sua neutralidade.
Entretanto, o cenário em França torna-se intolerável, e surge a possibilidade do resgate dos turcos, nomeadamente os judeus, abordo de um comboio preparado em segredo pelos diplomatas turcos, que dá o nome e ocupa uma parte substancial do livro.

Não é o pior livro que já li em termos de carga emocional, na verdade não o achei pesado para um assunto tão sério. Para quem gosta de história, ou de algum suspense, é um ótimo livro, bastante bem escrito. A narrativa revela vários pontos de vista, mas sempre da perspetiva de uma terceira pessoa, e de um modo um tanto contido, que será uma questão de estilo, ou talvez uma questão cultural.
Na verdade, eu gostei muito do livro, e só tenho uma falha a apontar, que eu sei ser intencional, mas que não me agradou, que foi o final abrupto depois da longa sequência do comboio.

Apesar de o livro não ser novo, não consegui encontrar uma versão portuguesa, mas se estiverem interessados podem encontrar em inglês, com lançamento marcado para o início de outubro, AQUI.

Boa semana para nós todas!

xoxo

3 comentários:

  1. Não sou de ler, na verdade nunca tinha lido nenhum livro até agora, mas resolvi comprar um a pouco tempo O Hobbit mas ainda vou a meio hahah e às vezes ainda me esqueço de ler :)
    Essa história parece boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me interessante, mas ainda tenho outras na fila à frente :p

    mykindofjoy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. parece sewr um livro interessante para ler =) pena é a falt a de tempo
    bjinhu*

    ResponderEliminar