quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Leitura Obrigatória: Ilha Teresa de Richard Zimler

Boa tarde, espero que estejam bem. Eu hoje estou super ocupada, de manhã a trabalhar, de tarde a Sara faz anos...uma correria! Por isso não se espantem se for parca em comentários.

Hoje queria falar-vos do segundo livro que li em papel este ano, e o primeiro em português desde há bastante tempo, Ilha Teresa, de Richard Zimler.
Eu já tinha este livro há bastante tempo, mas só agora tive oportunidade de o ler. Já quando o comprei o processo tinha sido esse - vi-o, senti-me atraída pela linda capa, pela história e obviamente pelo nome, mas deixei-o passar em várias feiras do livro, até que a minha mãe finalmente mo ofereceu.
Richard Zimler é americano, mas mora em Portugal, e dá, ou deu, aulas aqui na minha FLUP, no polo de jornalismo que tanta felicidade e desilusões me causa.
Em Ilha Teresa, ele junta os mundos de Portugal e Nova Iorque numa história intensa, engraçada e adulta, apesar da idade da personagem principal e provavelmente do público alvo.

Teresa é uma adolescente de 15 anos, penso eu, forçada a mudar-se para Nova Iorque com os pais e o irmão mais novo. Perdida numa cidade nova, sem o apoio da mãe, que é negligente e um pouco distante, se não má, com os filhos, e com o pai no hospital, Teresa agarra-se ao único amigo, Angel, um rapaz gay brasileiro pouco mais velho. Quando o pai de Teresa morre, as coisas precipitam-se e a rapariga é forçada a crescer.

Teresa é uma rapariga revoltada, sobretudo com a mãe, e que tem uma voz narrativa bastante sarcástica, o que me agrada, e uma visão do mundo muito própria, que me faz lembrar a minha, na idade dela. O seu relato toma a forma de um livro, pois quer ser escritora, e as situações por que passa são descritas de uma forma tão viva que quase as conseguimos imaginar. Honestamente, não fiquei particularmente satisfeita com o final, mas bem, é um livro para adolescentes, às vezes saem destas conclusões.

É preciso ressalvar que, apesar de eu não ter a certeza de haver realmente uma versão inglesa deste livro, esta é uma versão traduzida, e aconselho a ler em português, porque, como aponta e bem a nota de tradução, as confusões e o  modo de falar do português na América são mais perceptiveis em português.

Este é o único livro do género do autor, que é mais dado ao romance histórico e a histórias sobre judeus, nada o meu estilo, mas há duas das suas outras obras que me interessam:

A Sétima Porta - digamos que me interessa o período

À Procura de Sana - agrada-me o sitio e o enredo...


Richard Zimler - www.wook.pt
Até amanhã, com um post muito aguardado, acho eu, por todas nós! xoxo

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro.. Mas parece ser interessante..

    Bjokas
    http://estrelinha-estrelasbrilhantes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Achei a história interessante :)
    E gostei da capa do "à procura de Sana".

    mykindofjoy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Acho que não fazem bem o meu g´nero..eu tenho uns 7 para ler..medo...lol beijinhos

    ResponderEliminar
  4. a ilha teresa parece.me bem :D
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar