sexta-feira, 15 de março de 2013

Leituras: Makeover Miracle & Mila 2.0

Boa tarde meninas. Espero que estejam bem. Eu devo  estar super ocupada este fim de semana porque os tenho os últimos testes e isso esta semana, por isso este post foi programado há quase uma semana.

Eu no último post de leituras falei-vos no NetGalley, que é um site muito jeitoso, porque bloggers, criticos de livros e outras pessoas desse estilo podem inscrever-se lá e requisitar livros recentes para ler como ebooks, em troca de uma review. E eu tenho tirado imenso partido do site, se bem que agora vou ter de parar por causa dos livros que tenho de ler para a Faculdade. Mas antes disso ainda tive oportunidade de ler os 2 livros de que vos falo hoje.
Eu devo admitir que fui marota e escolhi Makeover Miracle como o meu mais recente projeto no NetGalley quase apenas pela capa e pelo título. E sabem o que diz o ditado "não julgues um livro pela capa".
Em termos simples, Makeover Miracle é a história de Abbey, uma concorrente relutante de um reality show australiano que promete mudar vidas, e de Quinn, o seu produtor.
Tem muitos pontos positivos. Um livro australiano, passado na Austrália, com uma perspetiva bastante refrescante  numa era em que tudo parece acontecer algures em Chicago. É bastante fácil de nos identificarmos com ele, o que também é ótimo quando todos os best-sellers parecem estar ligados a mundos de fantasia e cenários futuristas. Tem um narrador desconhecido, o que é um pouco estranho depois de ler muitas histórias na primeira pessoa, mas mas rambém abre os horizontes, em vez de se focar apenas no "mundo" de uma personagem.
Gosto do ritmo rápido da história, mas também acho que se perde um pouco pelo meio, como se certas coisas acontecessem quando não estávamos a olhar.
No entanto, as três coisas que mais me incomodaram foram: a maneira como a história evolui não é muito plausível, alguns dos cenários simplesmente não aconteceriam na vida real; cai um pouco em clichés de best-sellers recentes bastante conhecidos, ao descrever as pessoas e as suas relações; e finalmente, por muito romântico e inspirador que o final seja, sinto que deixa a história num sitio estranho, a não ser que haja uma sequela.
Não me interpretem mal, eu gostei do livro, é uma ótima dose de romance improvável com um pouco de trágico-comédia, mas acho que saiu um pouco  do eixo, só isso.

O segundo livro foi a primeira requisição minha que foi aceite no site. Demorei  mais tempo a começar a ler porque é um livro enorme em relação aos outros, mas depois de começar fiquei decididamente amarrada a ele.
Mila 2.0 é a história de Mila, uma rapariga de 16 anos que vê a sua vida de pernas para o ar depois de um evento terrivel, deixando-a sozinha com a sua mãe na minúscula vila de Clearwater, no Minnesota. Ou pelo menos é o que ela acha.
É um livro de mistério & ficção cientifica para adolescentes mais velhos, com uma componente empática bastante elevada, mesmo como eu ainda gosto, apesar de o género YA ser mais adequado à minha idade.
Está muito bem escrito, a história é construída de forma bastante inteligente e gradual, mas nunca previsivel, tal como eu gosto. O que eu não percebo bem é a estrutura, a maneira como certas partes e capítulos são cortados de forma inesperada, em sitios menos usuais.
Também tem apenas uma narradora, a própria Mila, o que vos dá uma perspetiva clara e rica da sua "viagem", e também dos seus sentimentos, quase como se estivéssemos na cabeça dela, com ela, a descobrir as coisas ao ritmo dela. Mais uma vez, exatamente como eu gosto.
A única coisa de que não gostei tanto foi o final. Quero dizer, uma pessoa habitua-se a certos personagens e cenários, e depois de repente desaparece tudo e a modos que nos encontramos de novo no  início, mas nem por isso, e com um final que é ao mesmo tempo muito aberto, quase demasiado aberto, mas ao mesmo tempo parece bastante fechado, como se não tivesse para onde ir...Não sei, parece-me que o final tenta demasiado ser um novo começo que na verdade não é.
De qualquer dos modos, este é o primeiro de uma série de quatro livros, dos quais uma prequela, "Origins: The Fire" está já disponivel como ebook grátis, que eu tenciono ler e fazer review mais tarde, por isso penso que terá margem para eboluir. Também espero ler o segundo e terceiro livro desta série mal estejam disponiveis, na esperança de talvez encontrar o que me falta neste.

Como já disse, eu gostei mesmo bastante deste livro, e o facto de ter uma opinião tão ridical sobre o final é prova disso, e se não se agarrarem às mesmas coisas que eu, porque, e passo a citar o livro "cada pessoa experiencia a vida de forma diferente", vão gostar também talvez ainda mais que eu, por isso eu recomendo-o.  Podem lê-lo a partir do lançamento, dia 28 de Março.


E pronto, foi isto. Como podem ver, dois livros muito diferentes, que provocaram em mim respostas fortes. Espero que tenham gostado, e se lerem um destes livros, digam-me o que acharam.

Bom fim de semana!

xoxo

4 comentários:

  1. o segundo livro interessou-me...parece ser bem ao meu gosto..beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tenho de ir ver o site! Obrigada pela dica :)

    ResponderEliminar
  3. O site é interessante, não sabia da sua existencia xD
    Eu ando um bocado preguiçosa para ler livros... a ver se ganho apetite eheheh
    Testes já? No meu curso ainda não comecei com os testes eheheh lol

    Bixuuuuuuuuuuss
    **********

    ResponderEliminar